Morada: Rua Garrett, nº 63-65

Telefone: 21 326 40 00/1

Site: www.andreoticas.com/chiado/

E-Mail: chiado@andreopticas.com

Fundador: Ramos & Silva, Lda.

Proprietário: André Ópticas, Lda.

Artigos: Óculos de variado tipo, desde modelos raros e exclusivos e peças de colecção com mais de 200 anos até óculos actuais, num vasto portfólio de óculos em titânio japonês, aço galvanizado, aço inox, alumínio, ouro, acetato, chifre de búfalo, folha de carbono, madeira, zylonit, discos de vinil e película de filme de 16 e 35mm, das mais variadas marcas internacionais. Óculos feitos inteiramente à mão, ou não. Tem oficina própria, optometria e ortóptica, e showroom.

Decoração: Projectada pelo Arq. Fernando Silva (1914-1983), em 1964, e com projecto de estruturas do Eng. Engenheiro Nuno Leitão Abrantes, a agora loja do Chiado da cadeia André Ópticas, mantém-se praticamente inalterada desde a sua fundação, tendo sido apenas substituído o célebre letreiro em néon da fachada, em forma de óculos, da firma Óptica do Chiado, por um com a designação actual, neste momento provisório.

A montra e porta são amplas e em vidro temperado, a caixilharia é em alumínio anodizado em cor natural, e a moldura da montra em mármore de Estremoz branco, encimada por um pála rectangular. Rés-do-chão (loja, oficina, vestiário e gabinete) e piso intermédio (gabinete, escritório, armazém e varanda), escada.

design de interiores de Fernando Silva assume particular relevância em termos de modernidade, sendo um claramente uma “loja de detalhes”, com as suas vitrines em aço, o seu mobiliário elegante, em tons creme, e toda a concepção em termos de iluminação, etc.

História: A loja do Chiado da André Ópticas, adquirida pelo grupo homónimo em 2006, corresponde à anterior Óptica do Chiado, concebida em 1964 e inaugurada em 1965, que abriu no exacto local da Óptica Ramos e Silva, que ali abriu em 1888 e foi sócia fundadora da Associação Nacional de Ópticos.

Protecção: Consta do Inventário Municipal anexo ao PDM e está inserida na Lisboa Pombalina classificada Conjunto de Interesse Público (2012) e é uma das lojas classificadas pelo Programa Lojas com História (2017)

Curiosidades: Os sócios da André Ópticas, cuja fundação remonta a 1981 e a Oeiras, cidade onde familiares já trabalhavam no mesmo ramo, na circunstância na Oculista Pilú, têm desde sempre interesse pela arquitectura e pela fotografia pelo que a loja da Rua Garrett, concebida ao detalhe pelo Arq. Fernando Silva, foi “amor à primeira vista” para André Silva (filho) e Plínio Silva (pai).

Pelo que não hesitaram em adquiri-la quando nenhum dos descendentes do Sr. Restani (proprietário da Óptica do Chiado) se interessou em continuar a trabalhar no ramo. Hoje, a loja continua a ter como clientes 4 gerações da mesma família

A óptica consta em variadíssimos guias turísticos, nacionais e internacionais, sobre lojas tradicionais. Clientela selecionada, muita dela há já 4 gerações. Local das artes e das letras, são inúmeras as figuras públicas que diariamente visitam a loja.

Horário de funcionamento: Aberta de 2ª Feira a Sábado das 10h às 19h30.

Facebook