Morada: Rua Barros Queirós, nº 37-39

Telefone: 21 342 34 71

Sítio: http://casabuttuller.com

E-mail: geral@casabuttuller.com

Proprietário: Maria da Conceição Lampreia

Artigos: Venda a retalho de artigos para fardamentos de bombeiros e militares (exército, marinha, força aérea), como condecorações e emblemas, estandartes, divisas, galões, camisas, bonés, boinas e bivaques, maioritariamente de fabrico nacional. Vende também bordados e bandeiras, pins, emblemas de metal e em pano, bordados a ouro, capas para estudantes, porta-chaves, botas, apitos, chapéus, e taças, e muitos outros artigos.

Protecção: Está abrangida pelo Plano de Pormenor de Salvaguarda da Baixa Pombalina (2011) e pelo Programa Lojas com História (2017)

História: Loja fundada nos anos 10 do século XX, por alturas da Grande Guerra, por Maria dos Anjos Avard Buttuller, nora de Miguel Buttuller, fundador da casa-mãe, uma chapelaria homónima em Alfama, que acumulava com as oficinas de fabrico dos chapéus e artigos afins. Esta casa de fardamentos militares, com alfaiate próprio, pertenceu à família até 1997, altura em que foi vendida a dois dos seus funcionários que por sua vez a venderam aos actuais proprietários.

Decoração: Fachada a duas portas com montras em moldura de ferro, pintado de azul claro e vidros amplos. O interior é forrado a armários, vitrines e pequenas gavetas repletos de artigos para venda e para exposição. Ao meio da loja, um balcão em curva, que separa a zona do atendimento aos clientes da oficina dos acabamentos.

Horário de funcionamento: Aberta de 2ª Feira a 6ª Feira, das 9h às 13h e das 15h às 19h. E aos Sábados, das 9h às 13h.