Morada: Rua das Portas de Santo Antão, nº 32

Telefone: 21 342 05 94

Site: http://ferragens-guedes.blogspot.pt/

E-mail: guedessguedes@gmail.com

Fundador: Luis Guedes da Silva

Proprietários: Guedes & Guedes Silva, Lda.

Artigos: Ferragens em latão fundido, puxadores para portas, dobradiças e todo o tipo de ferragens para móveis. Reproduções e criação de modelos por encomenda. Cromagem e todo o tipo de oxidações. Batentes de porta, asas, argolas, aldrabas, números de porta, rosetas, etc. Também vende candeeiros e lanternas, bem como alguns móveis em metal.

Decoração: Montra Art Déco bastante sóbria encimada pelo letreiro da loja, em tubo de ferro, ladeado por outros dois mais pequenos aludindo a ferragens e ferramentas, os artigos por excelência aquando da fundação da loja.
Lá dentro existem salas várias com paredes forradas integralmente a caixas e gavetas de madeira repletas de peças em latão, um autêntico labirinto de espaços a reluzir em tons de castanho e dourado. No passeio defronte à loja: a marca em calçada à portuguesa.

História: Luis Guedes da Silva fundou a firma em 1922 onde comercializava o que fabricava nas suas fundições e de que ainda hoje se conservem os moldes. É um estabelecimento reputado pelas suas ferragens para portas e móveis em muitos estilos.

Curiosidades: Entre as muitas verdadeiras relíquias que a Guedes mantém no seu espólio, contam-se a fechadura original do Teatro D. Maria II e puxadores do antigo Cine-Teatro Éden.

Protecção: Está inserido na Lisboa Pombalina classificada Conjunto de Interesse Público (2012) e está abrangida pelo Programa Lojas com História (2017)

Horário de funcionamento: Aberto de 2ª Feira a 6ª Feira das 9h30 às 13h e das 14h30 às 19h.