Morada: R. do Poço dos Negros, nº 69

Telefone: 21 390 89 26

E-mailfototriunfo@sapo.pt

Fundador: Américo Tomás da Silva

Proprietário: Adriano Filipe

Artigos: Estúdio de fotografia. Casa especializada em recuperação e reprodução de fotos muito antigas. Fotografias para documentos rápidas. Venda de material diverso para fotografia.

Decoração: Fachada simples em ferro pintado de branco. Interior Déco, preenchido com mobiliário lacado a branco e verde, as cores da casa, com friso geométrico tipicamente da época. O tecto tem estuque esponjado e candeeiro dos anos 40. Ao fundo da loja, o letreiro com o nome da casa, pintado a verde sobre vidro.

Protecção: Loja inserida nas lojas classificadas pelo Programa Lojas com História (2017)

História: A Fotografia Triunfo abriu portas onde antes existiu uma retrosaria, da qual herdou todo o mobiliário, num pequeno espaço da Rua do Poço dos Negros, mas rapidamente viu expandir-se o seu estatuto de estúdio fotográfico de bairro, sendo hoje uma das raras casas de fotografia a sais de prata e papel mate. Mantém todo o equipamento fotográfico de época, constituindo este um belo acervo histórico (máquinas fotográficas, projectores, vincadeira, mesas de corte, etc.). É especializada em retratos, que são tirados no seu pequeno estúdio, com cenários pintados a óleo.

Curiosidades: O actual proprietário, Sr. Adriano Filipe, trabalha na Triunfo desde os 12 anos de idade, onde começou por entrar como empregado e é hoje proprietário, desde 1990. Da sua inúmera clientela, contam-se várias figuras públicas, da política às artes, de António Costa a Henrique Santana, Natália Correia, Henrique Viana, etc. No apogeu da casa, faziam-se centenas de fotografias a preto e branco e a cores, para as matrículas escolares das crianças e os cartões moles, as cadernetas, os papéis de matrícula, etc. Américo Tomás da Silva costumava dizer: “o nosso Natal eram as matrículas”.

Horário de funcionamento: Aberta de 2ª Feira a 6ª Feira das 9h às 18h.