Morada:  Rua do Carmo, nº 82

Telefone: 21 342 44 50

E-mailgeral.jazz@gmail.com

Fundador: Raul Lelo

Proprietário actual: Aillaud & Lellos, Lda.

Construtores: António Veiga e José Manuel Santos Faria.

Artigos: Livraria generalista, cobrindo livros e edições antigas e recentes, nacionais e estrangeiras. Tem editora própria.

Decoração:  Fachada e interior em Art Déco, de autoria do Eng. António José Ávila do Amaral (colaborador de Cassiano Branco), com realce para a decoração da montra, feita em mármore cinzento de Estremoz, com colunas a ladear a porta de entrada, ostentando motivos alusivos a livros, gravados com nomes de autores portugueses. Interior contém magnífica estante-candeeiro em forma de prisma, vidro gravado ao fundo da sala e friso elegante que emoldura a quase totalidade da livraria

Curiosidades: A livraria pertence à celebérrima família Lello, da livraria homónima do Porto, e continua a vender algumas obras desta editora, sendo que a maior parte dessas edições, infelizmente, encontra-se esgotada.  Até há pouco tempo, a loja mantinha um 1º andar, que era armazém e escritório e que entretanto passou a propriedade do senhorio do prédio.

Esta livraria, actualmente, não é uma livraria “normal” na medida em que se especializou na venda de livros e artigos com mais de 18 meses, a preço mais acessível, embora mantenha um nicho de livros de luxo. Há bastantes clientes que assim se mantêm desde há muitos anos, desde logo um muito especial que costuma trazer rebuçados e castanhas assadas às duas empregadas da Aillaud & Lellos, Isabel (empregada há 40 anos) e Teresa (há 23 anos), e tem grande procura de estrangeiros, por força dos seus muitos livros em alemão, castelhano, francês e inglês. Fernando Pessoa continua a ser o autor mais procurado.

Protecção: Consta do Inventário Municipal (nº 48.11) anexo ao PDM e está inserida na Lisboa Pombalina classificada Conjunto de Interesse Público (2012)

Horário de funcionamento: Aberta de 2ª Feira a 6ª Feira das 9h às 19h. Sábados, das 10h às 19h.

Facebook