Morada: Rua da Prata, nº 257

Telefone: 21 342 14 31

Sitio: http://www.ourivesariadamoda.com

E-mail: ourivesariadamoda@hotmail.com

Artigos: Ouro, jóias, prata, prata decorativa e relógios.

Fundador: António Esteves Araújo

Decoração: Decoração de finais dos anos 50, de António Esteves de Araújo, utilizando na fachada granito sueco asa de borboleta.  A porta, em ferro, foi desenhada por António Araújo, seu filho e pintor de arte. Ex-libris da ourivesaria: a fonte de 2 m de altura em prata maciça e o tecto em acrílico, fabricado empresa APADIL, que se situava junto do cinema Quarteto.

Protecção: Está inserida na Lisboa Pombalina classificada Conjunto de Interesse Público (2012)

História: Nos finais do século XIX, quatro primos, os Barbosa e os Esteves, vieram do Minho para Lisboa, abrindo uma ourivesaria no número 293 da Rua da Prata, actualmente a Ourivesaria Barbosa e Esteves. Mais tarde, abriram uma ourivesaria no torreão do Mercado da Praça da Figueira, do lado que dava para o Rossio. Em 1906, inaugurava-se a Ourivesaria da Moda no número 257 da Rua da Prata.

António Esteves de Araújo viera do Minho aos 11 anos à procura de melhores condições, tendo trabalhado numa mercearia até aos 16 anos altura em que passou a trabalhar na Ourivesaria do torreão do Mercado da Praça da Figueira. Depois disso entrou na Ourivesaria da Moda passando a decidir os seus destinos.  Nos anos quarenta expandiram o espaço ocupando uma manteigaria na Rua da Prata e uma loja de vidros na Rua de Sta. Justa, ficando assim com 4 montras para a Rua da Prata e 2 para a Rua de Sta. Justa. Nos finais dos anos 50 adquiriram um deposito de tabacos o que permitiu nova ampliação do lado da Rua de Sta. Justa. Chegou-se assim à loja actual.

Curiosidades: Um dos primos fundadores, Daniel Barbosa, foi vereador da Câmara Municipal de Lisboa. O filho mais novo de António Esteves Araújo, Jorge Araújo, desde cedo começou a ajudar na Ourivesaria da Moda tornando-se o seu gerente desde 1960, dando continuidade ao negocio familiar até aos dias de hoje. Vai na 5ª geração da mesma família de ourives.

Horário de funcionamento: Aberta de 2ª Feira a 6ª Feira das 10h às 19h. Aos Sábados, das 10h às 13h.