Morada: Rua de Moçambique, nº 23-B

Telefone: 21 134 97 46

E-mailmartamaria.domingos@gmail.com

Proprietário actual: A padaria é propriedade do Sr. Antero Bento.

Artigos: Pastelaria, café. Vende pão (carcaças, pão alentejano, broas), doçaria vária.

Decoração: O interior apresenta um belíssimo revestimento em azulejo, da famosa Fábrica Lusitânia, com motivos Art Déco, incluindo dois painéis ovalados retratando o fabrico de pão e criados especificamente para esta padaria. Também de origem são os belíssimos expositores e balcão (desenhado especificamente para o local) em mármore e lioz de várias cores. A linguagem Art Déco pode ainda ser vista nos mosaicos do pavimento, estuques do tecto e na frente de loja/montras em elegantes caixilharias de ferro. Tudo está intacto e em boas condições de conservação. Este estabelecimento é uma raridade, uma jóia do nosso património Art Déco.

Protecção: Consta do Inventário Municipal (nº 06.02ª ) anexo ao PDM.

História: Esta padaria Art Déco data de 1934, altura em que este prédio do Bairro das Colónias foi construído, e tem projecto do eng. Pedro Nunes (6 de Novembro de 1933) e obteve licença camarária em 15 de Abril de 1934, mantendo-se intacta desde então, na sua realidade interior e exterior.

Curiosidades: A padaria histórica que antecedeu a Padaria Saudade encerrou as suas portas há poucos anos porque, entre outros factores, a Lei obriga as padarias a terem um balcão frigorífico. Em 2015, Marta Domingos apaixonou-se pelo espaço e decidiu reabri-lo, acrescendo-lhe um ambiente propício a que o cliente não se limite a comprar pão e sair, mas a ficar mais um pouco. O gira-discos ajuda. A cidade agradece-lhe!

Horário de funcionamento: Aberta todos os dias das 8h às 19h.

Facebook