Morada: Avenida da República, nº 15-A

Telefone: 21 354 63 40

E-mail: versailles.lda@sapo.pt

Fundador: Firma “Antunes & Vinhais, Lda.”, cujos sócios eram Salvador José Antunes e José Monteiro Unhais.

Proprietário actual: Sociedade Versailles, Lda.

Produtos: Pastelaria e casa de chá

Decoração: Fachada com duas vitrinas de aros metálicos a ladear a porta, rasgada ao centro entre duas colunas de capitéis com motivos florais. Interior ecléctico, de sugestão rocaille, marmoreados, dourados, lambril de madeira, expositores em talha trabalhada (autor: Fausto Bernardes), paredes decoradas com pinturas de Benvindo Ceia com vistas dos jardins de Versailles, envoltos por uma moldura de espelho. Na zona sobre-elevada há um vitral (de Ricardo Leone) com motivos florais. Ao fundo, um aparador ladeado por 2 portas com vitrais (também de Leone) com motivos vegetais. O tecto do salão está decorado com estuques brancos de gosto afrancesado, medalhões e lustres. Autores do projecto: Arq. Norte Júnior e José Tomás de Sousa (construtor)

Protecção: Consta do Inventário Municipal (23.65A) anexo ao PDM e é Imóvel de Interesse Público (todo o edifício) desde 1996 e consta da lista das lojas classificadas pelo Programa Lojas com História (2017)

Curiosidades: Patisserie até 1926, altura em que foram proibidas designações estrangeiras. O pasteleiro inicial era o famoso madrileno Mariano Rey. Foi casa de chá e de concertos. Até há pouco tempo tinha fabrico próprio de bombons e amêndoas.

Horário de funcionamento: Aberta todos os dias das 7h30 às 24h.

Facebook