Morada: Rua Garrett, nº 38

Telefone: 21 342 66 94

Site: www.casapereira.pt

Proprietário: Sociedade José Francisco Pereira, Lda.

Artigos: Cafés, chás, amêndoas, chocolates, bolachas, compotas, bebidas espirituosas.

Decoração: Decoração em Art Déco, com montra e porta sóbrias, em cobre (já foi ferro) pintado a castanho e armações a dourado, e letreiros pintados em vidro, anunciando “bolachas-chá-chocolates”. No interior, paredes e tecto com arcos em azul claro, chão em pedra em losango, balcão de mármore, balança e variada maquinaria antiga. Armários-vitrine em madeira forrando a totalidade da loja, e dois móveis-vitrine em metal na sala.

História: Esta mercearia fina foi fundada por José Francisco Pereira em 1930, no espaço onde funcionava uma perfumaria. O Sr. José António Fernando de Lemos, um dos três sócios actuais da sociedade (pai, filho e filha), é um antigo empregado que entrou na casa em 1945, aos 18 anos. Hoje, ele e o seu filho, Paulo, que faz as montras, gerem a Casa Pereira e atendem os clientes. A casa sofreu pequenas alterações em 1958, reduzindo-se a zona do armazém e ampliando-se a loja. As montras foram arranjadas.

Corria o ano de 1969 quando o anterior proprietário, José Francisco Pereira, que se preparava para ir ao funeral do amigo, dono da antiga Chapelaria D’Argent, adoeceu, ficando em coma. Mais tarde, já recuperado mas parcialmente paralisado, chamou o Sr. Fernando de Lemos e convidou-o para sócio, a que este agradeceu prometendo apenas uma coisa: trabalhar. De sócio minoritário inicialmente (com 20% das quotas, tal qual a mulher do Sr. Pereira, e este, com 60%), com a morte do seu amigo e ex-patrão, em 1981, ficaria sócio a meias com a viúva, até 2001, e a partir daí com as quotas de ambos, e com os herdeiros desta.

Protecção: Consta do Inventário Municipal (nº 27.32) anexo ao PDM e está inserida na Lisboa Pombalina classificada Conjunto de Interesse Público (2012) e na lista das lojas classificadas pelo Programa Lojas com História (2017)

Curiosidades: Os lotes de café são todos preparados na casa depois de torrados na Casa Negrita, aos Anjos. A Casa Pereira escapou ilesa ao grande incêndio do Chiado, em 1988, mas perdeu muitas lojas vizinhas amigas. Desde o início da Casa Pereira que sempre houve cafés, chás, bolachas e chocolates. Só desde 1996, com o sucessivo fecho dos fabricantes de chocolates, é que a loja diversificou os seus artigos, passando vender vinho do Porto, licores, whisky, etc.

Horário de funcionamento: Aberta das 9h às 19h de 2ª Feira a Sábado.

Facebook