Morada: Rua do Loreto, nº 53-55

Telefone: 21 342 53 87

Site: http://cazavellasloreto.com.pt

E-mail: cazadasvellasloreto@sapo.pt

Fundador: Domingos Sá Pereira

Proprietário actual: Família Sá Pereira

Artigos: Velas artesanais e bordadas à mão para iluminação, decoração e outros fins, de várias formas, tamanhos, cores e aromas (lavanda, baunilha, canela, café ou urze). Produção também por encomenda.

Decoração: Fachada com porta e montras em metal e pedra, datadas de 1960. Interior a lembrar uma igreja, forrado a painéis de madeira, balcão e vitrines em teca, e relógio, originais. A grande vela exterior é ex-libris desta loja única.

Protecção: Consta do Inventário Municipal (nº 15.57) anexo ao PDM, e está inserida na Lisboa Pombalina classificada Conjunto de Interesse Público (2012) e na lista das lojas classificadas pelo Programa Lojas com História (2017)

Curiosidades: Quando Franz Liszt, em 1845, veio a Lisboa para um concerto no Teatro de São Carlos, a Caza das Vellas recebeu um pedido de velas vermelhas para iluminar o salão onde o músico iria estar antes do espetáculo. A partir dessa altura, em Portugal, passou a ser possível comprar velas da cor desejada e não apenas as velas tradicionais (fonte: CML)

Horário de funcionamento: Aberta de 2ª Feira a 6ª Feira das 9h às 19h. Aos Sábados, das 9h às 13h.

Facebook