Morada: Rua do Alecrim, nº 125

Telefone: 21 324 16 76

Site: http://www.farmaciaandrade.pt

E-mail: farmaciaandrade.lisboa@gmail.com

Fundador: Francisco Fortunato de Assis

Artigos: Farmácia generalista com serviço gratuito de entrega de medicamentos e de outros produtos farmacêuticos, homeopáticos, desmocosméticos, diretamente ao cliente na região da Grande Lisboa. Serviços: consultas de podologia e nutrição, shiatsu, osteopatia, terapia de Bowen, acupunctura, homeopatia, etc.

Decoração: Esta farmácia possui um cunho artístico ainda notável, misto de romântico e neo-clássico, mantido praticamente intacto desde 1904: os armários em madeira, as bancadas com mármore, o chão, os estuques rendilhados, o relógio de madeira, a sala interior e o candeeiro (era a gás mas hoje é electrificado). Os mostradores de madeira escura constituem um núcleo ímpar, com as suas decorações em relevo de motivos orientais, como esfinges egípcias, parcialmente douradas que rematam os cantos, e os capitéis vegetalistas.

Protecção: Consta do Inventário Municipal (nº 15.64) anexo ao PDM e está inserida na Lisboa Pombalina classificada Conjunto de Interesse Público (2012) e na lista das lojas classificadas pelo Programa Lojas com História (2017)

Curiosidades: A Farmácia Andrade abriu portas em 1 de Julho de 1837 e foi o primeiro espaço em Portugal a usar o método de esterilização de Pasteur. Em 1885, tornou-se propriedade dos irmãos Francisco e Albino Freire de Andrade. Nessa altura, a farmácia compunha-se da loja no piso térreo e do laboratório no piso superior (análises químicas, bacteriológicas, microscópicas, clínicas, industriais e agrícolas). Foi também aqui que se iniciaram os medicamentos injetáveis em ampolas de vidro. Tinha oficina de fabrico de objectos de vidro. Obteve a Medalha de Ouro para Produtos Farmacêuticos, na Exposição Internacional do Centenário da Independência, realizada em 1922, no Rio de Janeiro. A Farmácia Freire de Andrade & Irmão durou até aos anos 30 do século passado sendo nessa altura alienada por Albino Freire de Andrade, sócio principal da mesma, passando-se a designar apenas Farmácia Andrade. Nos anos 70 viu o escritório ser adaptado a perfumaria.

Horário de funcionamento: Aberta de 2ª Feira a 6ª Feira das 8h às 20h, Sábados, das 10h às 14h. Domingo, das 15h às 19h.