Morada: Rua Garrett, nº 50-52

Telefone: 21 346 04 58

Sítio: www.tous.com

E-mail: ruagarrettlisboa@tous.com

Data de fundação: Começou como Ourivesaria Miranda & Filhos, com montagem da montra, e em 1940 passou a Ourivesaria Aliança, com sede no Porto, comprando o espaço da ourivesaria de Miranda e Filhos e o armazém existente nas traseiras; início das obras de ampliação para construção do Salão de Exposição, a cargo do Arq. Oliveira Ferreira (1884-1957); 1944, 21 Dezembro – inauguração da Ourivesaria Aliança, que encerraria em 2012.

Proprietário actual: TOUS, Joalheiros, firma fundada por Salvador Tous Blavi e Teresa Ponsa em 1920.

Artigos: Ourivesaria, joalharia e acessórios marca TOUS.

Decoração: Fachada com montra em ferro trabalhão. Interior de planta simples, rectangular, dividida por 2 salões distintos separados por 2 portas de batente. Salão Principal com paredes revestidas a estuque pintado fingindo marmoreados em tom de verde, decoradas com espelhos enquadrados por molduras em nogueira pintada de branco marfim e debruadas a ouro. As grinaldas e festões de flores em dourado, os medalhões ovais com pinturas decorativas de Alves Cardoso existem ao longo de todas as paredes deste salão. Os medalhões são emoldurados com o mesmo tipo de molduras que enquadram os espelhos. A cobrir o tecto a “Toilette de Vénus” de 1914, tela do mesmo pintor, é enquadrada por uma larga sanca em madeira pintada de branco marfim e debruada a ouro. No enfiamento da porta de entrada, um arco em madeira pintado de dourado, dá acesso a zonas de apoio aos ourives e enquadra a porta de acesso ao Salão de Exposição. Neste, com planta quadrangular simples, o duplo pé direito integra um mezanino, ao longo de toda a área, suportado por 6 colunas em madeira pintadas de dourado. Em baixo toda a parede é forrada a madeira de nogueira, pintada a branco marfim até meio da parede e a restante, estucada e pintada de verde, integra grinaldas de flores e espelhos com molduras idênticas às existentes no Salão Principal. Por baixo do mezanino, ao fundo, à direita, encontram-se 2 compartimentos de apoio (w.c. e arrumos) e, à esquerda, o único lance de escadas de acesso a este. Em cima, a guarda de metal pintada de dourado circunda todo o mezanino, de 1 m. de largura. Aqui a decoração é idêntica à do resto do salão, integra também nas paredes vitrines de exposição em madeira pintada de dourado e vidro. Por cima da porta de acesso a este salão existe a maior vitrine de exposição, em madeira pintada de dourado e espelhos como fundo. A ladeá-la 2 espaços profundos, com paredes espelhadas, coberturas em meias abóbodas pintadas a azul e com os arcos salientes pintados a dourado. Os 2 salões dispõem de iluminação natural proveniente das montras envidraçadas, dos vãos junto ao tecto e ainda de iluminação artificial por candeeiros da época de construção, adaptados às lâmpadas de hoje, fixados no tecto. (Fonte: SIPA/IHRU)

Protecção: Consta do Inventário Municipal (nº 27.29) anexo ao PDM e está inserida na Lisboa Pombalina classificada Conjunto de Interesse Público (2012)

Curiosidades: A Ourivesaria TOUS/Aliança alberga inúmeros prémios de exposições nacionais e internacionais.

Horário de funcionamento: Aberta de 2ª Feira a Sábado das 10h às 19h.

Facebook