A Sapataria A Deusa foi fundada em 1951 por João Joaquim Neves e era uma das três sapatarias existentes no mesmo prédio da Rua 1º de Dezembro, juntamente com a Presidente (1962) e a Kátrine (antiga Rama, de 1957). Pertenceu à conhecida marca Jean Bottier, que também detinha as sapatarias Contente (junto ao elevador de Santa Justa e já encerrada) e Deb (Rua Dom Duarte, junto ao Hotel Mundial).

De fachada elegante e néon tons de rosa, o seu interior caracterizava-se por paredes forradas a caixas de sapatos (algumas delas ainda em madeira), intercaladas por espelhos a toda a altura e iluminadas por tocheiros em bronze e por um lustre de tecto espantoso. Ao fundo da loja, a deusa hindu, ex-libris d’A Deusa, fazendo-se acompanhar por dois pequenos budas, em baixo-relevo de côr verde, representando a graça feminina associada à fertilidade e abundância. Elegantes cadeiras em cabedal branco compunham o resto da decoração.

José Ribeiro, antigo contabilista da firma proprietária da loja, tudo fez para que A Deusa não fechasse portas, primeiro, por alturas da falência da empresa, depois, durante o processo judicial com o senhorio. Infelizmente, sem sucesso.

A Deusa fecharia portas em Fevereiro de 2022. Com muita pena nossa.

 

Fotos de © Artur Lourenço