A Casa Achilles é a última de 3 casas de ferragens em Lisboa que eram propriedade de Achilles Santos Frias (seu fundador), sendo uma delas na Rua da Rosa, e uma das 12 que havia na cidade no início do século XX. Achilles era amante do teatro, da cultura e maçon (do espólio da Achilles contam-se muitos livros, papéis e documentos sobre a maçonaria. Depois dele morrer, ficou à frente da loja o Sr. Monteiro, afilhado de Santos Frias, que ali trabalhou até aos 94 anos.
António Lucas, cliente da Achilles, acabaria por pegar na loja em 2000, conseguindo fazer dela um caso de sucesso de empreendedorismo, uma loja mágica e uma loja sala-de-estar, uma atracção turística e, sobretudo, uma loja única! Contudo, por cansaço, acabaria por vender a loja em 2022 aos irmãs a Estêvão e Astrid Azevedo, que haveriam de a encerrar há poucos meses.
Hoje, já nem o célebre néon a identifica. Desconhece-se qual o destino do seu magnífico espólio de antiquíssimos modelos e de ferragens de estilo, das suas oficinas originais e dos fornos de chão.
Esta é uma enorme perda e irreparável para Lisboa.
Fotos © Artur Lourenço