Morada: Calçada da Estrela, nº 130

Telefone: 21 396 03 39

E-mail: farmagama@sapo.pt

Fundador: António M. Gama Júnior

Proprietária: D. Maria Luísa Carreiro da Gama Pereira

Artigos: Fármacos e artigos farmacêuticos.

Decoração: Sala principal forrada quase que completamente a mobiliário em madeira, composto de balcões e armários-estantes, destacando-se nestes últimos o corpo central encimado por relógio e letreiro com a identificação do director técnico. Duas portas ladeiam o armário central, com as designações “laboratório” e “escritório”. O tecto (falso) é recente por força do mau estado do tecto verdadeiro. Fachada com montra e porta exterior em madeira, ornamentadas com pequenos círculos em ferro.

História: A actual proprietária, Mãe da directora técnica, Paula Gama Pereira, retornada de Luanda, cidade onde adquirira experiência no ramo, adquiriu a farmácia depois do 25 de Abril, por trespasse, e desde então tem pugnado por manter o interior da Farmácia Gama, intacta como quando a adquiriu.

Protecção: Inexistente.

Curiosidades: A Farmácia Gama detém um precioso acervo de materiais e produtos farmacêuticos de antanho, muitos deles doados por clientes, que de quando em vez aparecem na farmácia com rótulos, frascos, embalagens antigas. O tecto da Farmácia Gama, que tem cerca de 25 anos e é a única alteração significativa no interior da loja, foi colocado depois do tecto de origem ter desabado em cima do balcão, devido a fortes chuvadas que provocaram inundações no andar de cima, onde então funcionava uma escola. Desde sempre que a Farmácia Gama tem vindo a ser a farmácia eleita de muitas personalidades de vária ordem, do Conde de Paço d’Arcos aos eleitos e ministros de várias épocas, antes e depois da Revolução de 1974, dada a proximidade do Parlamento, e mesmo de ocupantes do Palácio de São Bento, desde logo Salazar que, ao que se conta, ali mandava o seu chauffeur comprar os medicamentos de que necessitava.

Horário de funcionamento: Aberta de 2ª Feira a 6ª Feira das 9h às 19h30. E Sábado das 9h às 13h.