Morada: Rua Nova de São Mamede, 19-A

Telefone: 21 388 09 97

Proprietários: Celestino e Maria Almeida

Artigos: Mercearia especializada em quase tudo, de queijos e enchidos e fumeiros do Alentejo a produtos para o lar. Da fruta, que o Sr. Celestino vai comprar ao MARL, aos lacticínios, aos azeites e vinagres, vinhos, chocolates, águas, etc., etc., etc.

Decoração: Esta típica mercearia de bairro, de dimensões pouco mais que exíguas e inserida em prédio Déco, conserva a sua decoração de origem, i.e., um interior completamente forrado a estantes, gavetões e armários em madeira pintada de azul acinzentado, repletos de artigos os mais variados. Ao fundo da loja, ao cimo da parede, um letreiro em vidro pintado com a denominação da casa. No balcão com tampo de pedra-mármore, duas máquinas antigas perfeitamente operacionais: uma bela e cromada balança Áurea, objecto de mil fotografias e uma máquina de cortar carnes frias. O chão é em ladrilhos em tons de amarelo e no tecto a moldura em estuque tão característica da quase totalidade dos prédios destes anos. Arrumados estão os pêsos e as medidas, de um tempo em que quase tudo se vendia em pequenas porções, do sabão até ao azeite, que era vendido em cartuchos em papel. E também arrumadas, sem uso, se encontram as tulhas, por já não terem o que fazer.

Protecção: A loja está abrangida pelo Programa Lojas com História (2017)

Curiosidades: A mercearia está na família do casal Almeida, oriundo de Oliveira de Frades, há três gerações, uma vez que a Pérola de São Mamede era dos padrinhos do Sr. Celestino Almeida, de quem herdou a loja em 1941 e na qual entrou ao serviço aos 10 anos de idade, como «castigo por não querer estudar». A clientela da Pérola de São Mamede já foi muito maior do que é agora – durante muitos anos a Pérola forneceu a casa do Presidente Óscar Carmona – e hoje o Sr. Celestino apenas gostava de ter tantos clientes quantas as pessoas que entram na mercearia para lhe fotografias… E tem uma preocupação acrescida: a de os seus filhos poderem não vir a tomar conta do negócio de família.

Horário de funcionamento: Aberta de 2ª Feira a Sábado das 8h às 20h. Encerra dos Domingos.