Morada: Rua da Madalena, nº 210 e 257.

Telefone: 21 887 20 97/ 886 52 15

Site: http://www.ervanariarosil.pt

E-mail: geral@ervanariarosil.pt

Fundador: Aníbal Augusto Rodrigues

Proprietário: António Luís Silva Rodrigues

Artigos: Comercialização de chás (47 tipos diferentes, incluindo o “Milagroso”, ex-libris da Rosil), produtos naturais, suplementos alimentares e plantas medicinais – ampolas, cápsulas, comprimidos, cremes e gel. Também faz misturas de chás ao gosto do cliente. A Rosil é devidamente certificada pelas normas de produção vigentes da EU. Presta aconselhamento técnico e assistência personalizada.

Decoração:  Ambas as lojas mantêm o mobiliário de origem, i.e., estantes de vidro forrando os espaços, preenchidas por pacotes de chás, alguns ainda em formato antigo, havendo na loja mais pequena letreiro em vidro sobre a fachada e no interior um painel ao fundo da loja, ambos de origem do estabelecimento. A loja maior, que antes foi uma sapataria e da qual manteve a fachada, é como que uma réplica em maior da loja-mãe, repetindo a disposição e decoração da mesma, tendo também escada de caracol. A “decoração” principal de ambas, contudo, é o seu riquíssimo odor a ervas.

História: O fundador da empresa, pai do actual proprietário e avô de Rita Rodrigues Pinto, também colaboradora da loja, trabalhou durante alguns anos numa empresa congénere onde acabou por ter a formação que lhe permitiu abrir esta loja, que se mantém na família desde 1950. A Rosil é na verdade a soma de 2 lojas da Rua da Madalena, localizadas quase frente a frente, sendo a mais pequena (acanhada para uma clientela cada vez mais vasta, que muitas fazes fazia fila no passeio) e mais antiga a do nº 247, e a maior e dos anos 80, a do nº 210. Posteriormente, bastante anos depois, apareceram os suplementos alimentares, passando a loja a comercializá-los de forma continuada, sendo os mesmos em laboratório próprio, mediante indicação da Rosil. A loja mantém uma clientela fidelizada, sendo que neste momento se assiste a um retorno do consumidor às plantas na sua forma natural.

Protecção: Está inserida na Lisboa Pombalina classificada Conjunto de Interesse Público (2012)

Curiosidades: Rosil é acrónimo do apelido do fundador Silva-Rodrigues e são muitas as histórias e os depoimentos de clientes em prol dos dons curativos dos chás desta casa, desde o milagroso chá … “Milagroso” que, tomado de alternada com o “Rosil”, terá curado em poucas semanas certo doente com hepatite, até ao facto de ser conhecida por todo o país. As embalagens antigas tiveram que dar lugar a novas de visual mais estandardizado por via das imposições regulamentares.

Na loja mais pequena trabalha o Sr. Abel, há 26 anos, e na loja maior o Sr. Rodrigues, há já 46 anos, cada um depositário de um sem-número de histórias com clientes. A curiosidade maior talvez resida no facto da clientela de uma loja não ser a mesma da outra, denotando assim uma afeição própria por uma ou outra, talvez por força de memórias passadas, ou seja, os cheiros de uma loja serão diferentes dos da outra do lado de lá da rua.

Horário de funcionamento: Aberta de 2ª Feira a 6ª Feira, das 9h às 19h, e aos Sábados das 9h às 13h.